Foto do nosso último passeio em Amsterdam |
Entrada para o anexo secreto onde Anne Frank e a família se esconderam dos nazistas |
Por dois anos, Anne Frank, seus pais, irmã e uma família de amigos (8 pessoas ao todo) viveram escondidos dos nazistas durante a ocupação de Amsterdam na Segunda Guerra Mundial. A terrível história dessa jovem judia foi revelada ao mundo após a publicação de seu diário em 1947, dois anos após a sua morte em um campo de concentração. Neste sábado, fomos à casa que ficou conhecida como o Anexo Secreto, na Rua Prinsengracht.
O local foi transformado em museu e atrai milhares de pessoas todos os anos. Já havíamos lido que esse tour deixava as pessoas abaladas. E não era uma informação exagerada. Nas paredes da casa, mantida tal qual o período, pode-se ver os recortes e colagens feitos por Anne e trechos de seu diário. Assim como a família Frank, o vistante percorre os cômodos sem nenhum tipo de iluminação natural. Em poucos minutos, é possível entender a dificuldade e os temores a que essas pessoas eram submetidas.
Partimos de Amsterdam nesse domingo rumo a Bruxelas. Nossa viagem de ônibus foi tranquila e sem atrasos. Chegamos a Bélgica e em seguida já nos dirigimos à estação Midi, onde ocorre o embarque da Eurostar para Londres. Aqui faz frio, e o tempo tem se mostrado bastante instável. Acho que teremos que comprar sombrinhas para circular pelas terras do Príncipe Charles.
Má, vejo pelo teu blog o que não deu tempo: O Diário de Anne Frank foi um dos meus primeiros livros, ainda criança....
ResponderExcluirVi a casa somente por fora. Anúncio que o retorno a amsterdam será certo, os canais me seduziram...Como é linda a Holanda. boa viagem e feliz aniversário querida!!!! Aproveitem muito!!!
brincodepena.wordpress.com
Feliz aniversário!!!! Sei que não é o lugar mais indicado, mas não sei se você tem tempo de ver e-mail, Orkut, essas coisas. Aproveite bem seu níver. Beijo meu e do Eugenio.
ResponderExcluir