sábado, 18 de setembro de 2010

Perdidos em Versailles

Estátua de Luís XIV na entrada do Castelo de Versailles

Primeiro foi a escolha do trem. Na estação Austerliz, do RER (Réseau Express Régional) - trem que faz os trajetos para fora de Paris, quase embarcamos na linha errada. Por sorte, perguntamos a um casal francês que nos alertou que o próximo a sair era o correto. Descemos correndo do trem antes que fosse tarde demais. Depois, em meio ao esplendor do salão dos espelhos no Palácio de Versailles, nos perdemos: um tirava foto de uma candelabro e o outro filmava o aposento do rei. O problema é que havia centenas de pessoas naquelas salas. E a regra básica dos perdidos não foi respeitada: ficar parado no local em que se afastou dos demais. Passaram-se mais de 10 minutos até nos encontrarmos. Ufa! O passeio voltou à normalidade.

Em Versailles, o Rei Sol (Luís XIV) morou e de onde governou a França no século XVII. Onde também viveram Maria Antonieta e Luis XVI, que foram de lá retirados à força pelo povo francês em 1789, na Revolução (e posteriormente para a guilhotina). O seu Salão dos Espelhos ficou bastante conhecido com a assinatura do Tratado de Versailles, que deu fim à 1ª Guerra.



Capela Real
Chafariz Latona

3 comentários:

  1. Acho lindo os pisos e os lustres dos palácios.
    Os pátios também parecem enormes. Boas lembranças para vocês guardarem.
    Abraços!
    Tia Débora

    ResponderExcluir
  2. Hum, esse negócio de se perder é comum. Lembra em Porto Alegre (na José de Alencar ou Borges de Medeiros?) aquele povaréu saindo do Beira Rio na visita da Xuxa e do Papai Noel e nós indo na direção contrária. E você parou ainda no caminho pra tomar sorvete, rarrarra, mas acho que não se lembra mais disso. Estou adorando as fotos e os relatos. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Que lugares lindos!! O que é aquele chafariz... Maravilhoso!

    ResponderExcluir